
A Stuttgart Motorsport terminou as 4 Horas de Santa Cruz do Sul (RS) mantendo 100% de aproveitamento no Endurance Brasil 2025. O Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller largou na pole position já como campeão antecipado da classe GT3 e obteve a sétima vitória na temporada e permanece invicto na classe. Na GT4, a Stuttgart comemorou o título de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport) e a vitória de Ramon Alcaraz/Francisco Horta/William Freire (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR).
Além de largar na pole position da classe, à frente do Mercedes-Benz AMG GT3 de André Rosário/Miguel Rosário/Enzo Elias, o 911 GT3 R do trio formado por Visconde, Mauricio e Müller venceu de ponta a ponta. Para os quatro carros da Stuttgart Motorsport na GT4, o fim de semana foi bem mais movimentado. Nas primeiras voltas da corrida, a disputa pela liderança envolveu os Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport MR números 718, de Alcaraz/Horta/Freire, e 982, de Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues. Ambos se revezaram na liderança até a primeira janela de pit stops.

Enquanto isso, os dois 718 Cayman GT4 RS Clubsport que lutavam pelo título da GT4 tinham uma corrida atribulada. O número 21, de Quartiero/Hellmeister, precisava de um quinto lugar para ser campeão por antecipação, mesmo que o 44 de Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi vencesse. Com meia hora de prova, o 44 colidiu com um protótipo na curva 1. Conseguiu levar o carro para os boxes e voltou à disputa com mais de trinta voltas de atraso em relação aos líderes.
O carro 21 de Quartiero e Hellmeister assumiu a liderança com uma hora e meia de corrida e nessa altura só precisava terminar classificado para ser campeão. Mas teve dois pneus furados (nas duas vezes com Hellmeister ao volante) e caiu para terceiro, atrás do 982. Era o suficiente para garantir o título. Foi o segundo título consecutivo da dupla e o terceiro de Quartiero – no primeiro, em 2023, ele dividiu o cockpit com Danilo Dirani.
Mesmo atrasado, o 44 de Bertuccelli/Pedrosa/Landi recebeu a bandeirada em quinto lugar, tendo à frente o BMW M2 de Henry Visconde/Cícero Nasser/Tiel Andrade. Na sexta posição ficou o Mercedes-Benz AMG GT3 de Reginaldo Nappi/Danilo Dirani.

Jacques Quartiero: “Ontem (31 de outubro) foi Dia das Bruxas e realmente a bruxa esteve solta aqui no autódromo. Tivemos dois furos de pneu durante a corrida, fora os probleminhas nos treinos. Mas no fim tudo deu certo e estou feliz. Conquistei minha primeira vitória no automobilismo aqui em Santa Cruz do Sul em 2022 e agora o terceiro título.”
Alan Hellmeister: “Conseguimos alcançar o objetivo principal, que era conquistar o título. Tínhamos carro para vencer, mas os furos de pneu impediram que isso acontecesse. Também foi uma pena os nossos adversários do 44 terem tido problemas. Agora vamos descobrir a causa dos furos nos pneus e tentar fechar a temporada com vitória em Brasília.”
William Freire: “Foi uma corrida muito disputada. É bom estar de volta ao Endurance e é melhor ainda com vitória. Contamos um pouco com o azar do carro 21, mas vencer é sempre bom.”
Ramon Alcaraz: “Que corrida maravilhosa! Eu não conhecia a pista e acabei saindo daqui com uma vitória. Obrigado ao William e ao Chico, meus companheiros nesta vitória.”
Francisco Horta: “Categoria legal, pista muito legal, foi muito bacana. Voltar ao Endurance Brasil é muito bom, e com vitória é melhor ainda.”
Marcel Visconde: “Vários dos pilotos da GT4 começaram como clientes da Stuttgart. Depois levaram seus carros para os eventos de pista do Porsche Club e em seguida começaram a correr em várias categorias. É ótimo ver esse grupo na Stuttgart Motorsport, ganhando corridas e conquistando campeonatos. O projeto da equipe vem dando muito certo e teremos novidades no ano que vem.”

Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260
BMW M4 GT4 de Enzo Visconde/Kim Camelo/André Negrão largou na pole position, enquanto o trio Henry Visconde/Cícero Nasser/Tiel Andrade terminou em quarto lugar
LEIA MAISProva em Santa Cruz do Sul marcou a primeira vitória, na GT4, de Ramon Alcaraz, Chico Horta e William Freire. Porsche da Stuttgart venceu pela sétima vez em sete provas na GT3
LEIA MAISCategoria volta a Santa Cruz do Sul para definir os pilotos com chances de título na final
LEIA MAIS