O Império Endurance Brasil invadiu a edição 2022 do Rally dos Sertões. Acostumados a encarar as provas de longa duração no asfalto, pilotos e engenheiros da categoria que reúne os carros mais rápidos do Brasil aproveitaram a pausa no calendário para encarar a competição que cruzou o país entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Um desses aventureiros foi Pedro Queirolo. O piloto que compete a bordo de um protótipo AJR foi de Foz do Iguaçu, no Sul do Paraná, até Salinópolis, cidade localizada no litoral norte do Maranhão, a bordo de um UTV.
“Esta foi a minha quarta edição do Rally dos Sertões e o que me atrai nesta disputa, além do desafio, é o contato com a natureza. Passamos por lugares do Brasil onde jamais imaginamos passar. Então a experiência é sempre muito gratificante. Nossos resultados não foram tão bons porque tivemos problemas logo nos primeiros dias e quando você ‘forreta’ uma etapa, as chances de vitória ficam muito pequenas. Já nos Sertões Norte a gente conseguiu ir melhor e ficamos em oitavo lugar na Geral e terceiro dentro da nossa categoria”, contou Pedro Queirolo.
Outro piloto do Império Endurance Brasil que embarcou nesta disputa foi Mario Marcondes. No asfalto, ele divide um protótipo MRX com Ricardo Haag. Já na competição de terra, acelerou uma Mitsubishi Triton RS. Foi a sexta participação de Marcondes no Rally.
“É um tipo de prova muito diferente das provas no asfalto. No rally não tem como acharmos o melhor ponto de frenagem ou tentar fazer as curvas na próxima volta mais rápido. Nada se repete. Você tem que confiar no que o seu navegador está lhe informando e as decisões e reações são instantâneas. Requer muito planejamento, estratégia e muita sorte”, disse Marcondes, que, apesar de não ter conseguido concluir a maratona, fez um balanço positivo da sua participação.
“Aprende-se muito nesse tipo de prova. Além de aprimorar a pilotagem, é uma oportunidade de conhecer um interior do Brasil que eu jamais imaginaria conhecer. Possibilita o contato com brasileiros ao longo do trajeto que jamais teria se não fosse pelo rally. Você passa a ter uma visão completamente diferente do nordestino, do sertanejo, depois que você tem contato direto com a realidade deles”, completou.
A edição 2022 dos Sertões passou, no total, por 14 cidades: Foz do Iguaçu e Umuarama, no Paraná, Presidente Prudente, em São Paulo, Compo Grande e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, Barra do Garças e São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, Palmas e Mateiros, no Tocantins, Bom Jesus, no Piauí, e, por fim, Balsas, Imperatriz, Paragominas e Salinópolis, no Maranhão.
Henry Visconde, Enzo Visconde e Tiel Andrade levaram o BMW M4 GT4 preparado pela equipe MC Tubarão ao quinto lugar na classe GT4 na terceira etapa do Endurance Brasil
LEIA MAISPorsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller manteve a invencibilidade na classe GT3. Já na GT4, triunfo foi do Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister
LEIA MAISCom a desclassificação da Ligier #18 na vistoria técnica, time campeão de 2023 comemorou sua segunda vitória em três provas na temporada
LEIA MAIS