
Gaetano Di Mauro, Arthur Pavie e Gabriel Koenigkan terão a incumbência de comandar o grid na volta do Endurance Brasil ao Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Na sessão classificatória desta sexta-feira (31/10), a média das melhores voltas dos pilotos da BTZ Motorsport foi de 1 minuto, 11 segundos e 132 milésimos. A marca da Ligier JS P320 foi apenas seis milésimos melhor do que a obtida pelo protótipo AJR de Sarin Carlesso e Matheus Morgatto, que completam a primeira fila do grid.
A prova, a penúltima da temporada 2025, pode até valer o título antecipado a Di Mauro e Pavie, únicos pilotos do carro que disputaram todas as etapas do campeonato, na classe P1 e na classificação geral. Para isso, entretanto, eles precisam vencer e contar com uma série de infortúnios dos adversários mais próximos - os times de Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid, Marco Pisani, Lucas Foresti/Victor Foresti/Rafa Martins e Flávio Abrunhoza/Daniel Lancaster/André Moraes Jr.

A matemática é bem mais simples na GT4, categoria em que Jacques Quartiero pode faturar o tricampeonato consecutivo, caso ele e o parceiro Alan Hellmeister cheguem até a quinta colocação. A festa na classificação, porém, foi da Eurobike Motorsport-MC Tubarão, que conquistou uma pole position inédita na temporada, com o trio formado por André Negrão, Kim Camelo e Enzo Visconde. O time da BMW M4 GT4 fez sua melhor média com 1 minuto, 23 segundos e 778 milésimos, mais de um segundo superior ao tempo médio de Chico Horta, William Freire e Ramon Alcaraz, que parte do segundo posto.
Pela GT3, a campeã antecipada Stuttgart Motorsport manteve seu reinado na temporada e estabeleceu a pole position: na sessão de definição do grid, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller fez sua melhor média com 1 minuto, 16 segundos e 995 milésimos. O time superou os rivais da Mercedes AMG GT3 da Scuderia Chiarelli, no carro tripulado por Enzo Elias e por André e Miguel Rosário.
A penúltima etapa da temporada do Endurance Brasil terá quatro horas de duração e largada às 11h30min deste sábado (01/11). A prova terá transmissão ao vivo pelo canal oficial de YouTube da categoria, bem como pelo canal Acelerados na modalidade FastTV. Os ingressos para arquibancadas e camarotes, que ainda podem ser adquiridos pelo site da DiskIngressos, dão direito à visitação aos boxes antes da prova e estacionamento nas dependências do autódromo.

Confira o grid de largada para a etapa de Santa Cruz do Sul:
Sem tempo:
Christian Rocha/Henrique Assunção/Fernando Ohashi (AJR #75/FTR Motorsport - P1) - DQ
Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 #44/Stuttgart Motorsport - GT4)
Gustavo Kiryla/Renan Guerra/Marco Pisani (Ligier JS P320 #31/GForce Autosport - P1)
Confira a programação do evento neste sábado:
09h00 às 09h30 Warm Up
09h30 às 10h00 Horário Promocional e Visitação aos boxes
11h00 Abertura de box
11h10 Fechamento de box
11h15 Hino Nacional Brasileiro
11h25 Placa de 5 minutos
11h30 Largada - Quatro Horas de Santa Cruz do Sul
15h40 Cerimônia de Pódio
SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.
Acesse:
https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/
Texto: Geferson Kern
BMW M4 GT4 de Enzo Visconde/Kim Camelo/André Negrão largou na pole position, enquanto o trio Henry Visconde/Cícero Nasser/Tiel Andrade terminou em quarto lugar
LEIA MAISStuttgart Motorsport terminou as 4 Horas de Santa Cruz do Sul (RS) mantendo 100% de aproveitamento no Endurance Brasil 2025
LEIA MAISProva em Santa Cruz do Sul marcou a primeira vitória, na GT4, de Ramon Alcaraz, Chico Horta e William Freire. Porsche da Stuttgart venceu pela sétima vez em sete provas na GT3
LEIA MAIS