
Emoção foi o que não faltou na sexta etapa da temporada 2025 do Endurance Brasil, disputada neste domingo (21) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A prova, a segunda do fim de semana, marcou a primeira vitória da dupla Sarin Carlesso/Matheus Morgatto e de um protótipo AJR no ano. A festa também foi da Stuttgart Motorsport, que manteve a invencibilidade no ano nas categorias de GT e comemorou o tricampeonato na GT3, com mais uma vitória do Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício.
Entre os protótipos, a prova foi marcada por uma batalha emocionante de Carlesso e Morgatto com a Ligier JS P320 de Lucas e Victor Foresti e Rafa Martins, vencedores da corrida de sábado (20). O AJR da equipe JLM Racing chegou a abrir 50 segundos de vantagem, mas a diferença chegou a cair para a casa de um segundo antes do pit stop derradeiro. A batalha foi decidida nos boxes: Morgatto saiu antes de Foresti e levantou o pé no pitlane. O brasiliense fez a ultrapassagem no retorno à pista, mas passou sobre a faixa que delimita a saída dos pits e recebeu um drive through, abrindo caminho para a vitória dos rivais. “Batemos na trave neste ano, eu errei ontem. O que vou falar da equipe? Os caras são demais!”, agradeceu Carlesso. “Foi uma excelente corrida. Estou muito feliz pela minha primeira vitória que, se Deus quiser, é a primeira de muitas”, emendou Morgatto, após seu primeiro triunfo no automobilismo.

Pela GT3, o dia foi de festa antecipada: o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport precisava apenas completa a prova para garantir o título com duas provas de antecedência, mas fez mais do que isso. A máquina alemã, com Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller, liderou do início ao fim, venceu pela sexta vez em seis provas e assegurou o tricampeonato para a equipe na categoria. “Conseguimos manter um ritmo forte para garantir a vitória e o campeonato. Ser tricampeão junto da equipe é muito legal”, destacou Müller. “Estamos contentes com o terceiro título. Daqui a um tempo, o título será lembrado como nosso. Se depender da gente, vamos ficar aqui por muito tempo”, completou Visconde.
Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, que já haviam vencido a primeira prova do fim de semana, no sábado (20), completaram a varrida com uma vitória incontestável no domingo. O resultado também manteve a invencibilidade da equipe Stuttgart na temporada entre os carros de grã turismo. “Foi uma corrida difícil, até mais quente do que ontem. Nossos adversários, que são amigos, tiveram problemas de corrida, mas fizemos nosso trabalho e hoje deu tudo certo”, destacou Quartiero, que busca seu tricampeonato consecutivo em sua classe.
Depois da rodada dupla no interior paulista, o Endurance Brasil parte para seus dois últimos compromissos no ano, em Santa Cruz do Sul (RS) e Brasília (DF). A próxima etapa será no circuito gaúcho, no próximo dia 1º de novembro.

Confira o resultado final da prova deste domingo:

SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2025 são Stuttgart Porsche, Eurobike, Pirelli e Ballena.
Acesse:
https://www.endurancebrasiloficial.com/
https://www.instagram.com/endurancebrasiloficial/
https://www.facebook.com/endurancebrasil/
https://www.youtube.com/endurancebrasil/
Texto: Geferson Kern
BMW M4 GT4 de Enzo Visconde/Kim Camelo/André Negrão largou na pole position, enquanto o trio Henry Visconde/Cícero Nasser/Tiel Andrade terminou em quarto lugar
LEIA MAISStuttgart Motorsport terminou as 4 Horas de Santa Cruz do Sul (RS) mantendo 100% de aproveitamento no Endurance Brasil 2025
LEIA MAISProva em Santa Cruz do Sul marcou a primeira vitória, na GT4, de Ramon Alcaraz, Chico Horta e William Freire. Porsche da Stuttgart venceu pela sétima vez em sete provas na GT3
LEIA MAIS