
Reaberto depois de 12 anos e recebendo o Endurance Brasil pela primeira vez, o autódromo de Brasília é desconhecido da maioria esmagadora dos pilotos e equipes do campeonato. Isso oferece um desafio adicional à Stuttgart Motorsport para a última prova da temporada 2025, neste sábado (6 de dezembro): encontrar o melhor acerto para os carros. Já campeã nas classes GT3 e GT4, a equipe busca encerrar o campeonato com 100% de vitórias.
“É uma situação incomum, porque o trabalho de fazer o set-up dos carros começa do zero, sem referências práticas anteriores”, explica Felipe Grizzi, chefe de equipe da Stuttgart Motorsport. “Isso nos fez correr atrás de toda e qualquer informação disponível. A pista foi reaberta com a etapa da Stock Car no fim de semana anterior, e isso já permite analisar imagens de câmeras on board, telemetria, pontos de frenagem, velocidades mínimas em cada curva e outras”, prossegue. Essa busca foi iniciada logo depois do primeiro treino livre da Stock.
A contribuição de Ricardo Mauricio, único piloto da Stuttgart Motorsport que disputa também a Stock Car e que competiu na etapa do fim de semana, foi fundamental nesse processo. “Não dá para comparar um carro com o outro, mas ter algumas referências já ajuda bastante. É uma pista longa e técnica, e conhecer traçado e limites de pista já é um bom começo”, diz.

De posse das informações, a equipe faz uma correlação de dados com as características dos Porsches e estabelece uma prévia do comportamento deles no traçado de 5,384 km. Um dos passos é determinar se o carro passa mais tempo em carga lateral (percorrendo curvas), carga longitudinal (acelerações e frenagens) ou combinada entre ambas. “Todas essas informações são reunidas para rodamos em simulador e definirmos um set-up básico para iniciar os trabalhos”, explica Grizzi. Daí em diante, a busca pelo acerto ideal em termos mecânicos e aerodinâmicos passa pelos relatos dos pilotos e pela análise dos dados disponíveis a partir do momento em que os carros entram na pista.
No entanto, é preciso lidar com as variáveis. “As condições de aderência devem mudar muito ao longo do fim de semana. Como é uma pista nova, forma-se uma trilha no traçado em meio ao asfalto sujo. E qualquer chuva ou mudança de direção do vento pode mudar totalmente as reações dos carros e, consequentemente, o acerto ideal. “É uma pista de alta velocidade. De acordo com o que temos até agora, um dos pontos mais importantes será encontrar o melhor compromisso entre a maior carga aerodinâmica possível sem gerar arrasto excessivo”, antecipa Grizzi.
Tudo isso começou a ser colocado em prática às 13:30 desta quinta-feira (4 de dezembro), quando a pista foi aberta para os primeiros treinos livres. A Stuttgart Motorsport já é campeã da classe GT3 com o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller invicto nas sete primeiras corridas. Na GT4, a dupla Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport) assegurou o título na etapa anterior, em Santa Cruz do Sul (RS). Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport) e Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR) lutam pelo vice-campeonato.

A largada das 4 Horas de Brasília acontece às 13h30 deste sábado (6/12), com transmissão ao vivo no YouTube e pelo canal Acelerados na modalidade FastTV e pelo canal High Speed TV no YouTube. No fim de semana seguinte, um programa especial com os melhores momentos de cada prova será exibido em TV aberta pela Rede TV!.
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260
Decisão em Brasília ainda foi marcada por vitórias inéditas de Rosário/Rosário/Elias na GT3, Baptista/Souza/Bonifácio na GT4 e título de Abrunhoza no Troféu Legends
LEIA MAISPorsche da Stuttgart Motorsport comanda o grid na GT3, enquanto Rafa Brocchi e o estreante Felipe Baptista foram os mais rápidos na classificação da GT4
LEIA MAISPiloto brasiliense encerra sequência de dois fins de semana no Autódromo Nelson Piquet após pódios na Stock Light
LEIA MAIS